Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Toxicodependência

O seu espaço na net para saber mais sobre toxicodependência

O seu espaço na net para saber mais sobre toxicodependência

Linha Toxicodependência

11
Set07

Cocaína

linhatoxicodependencia
O que é?

A cocaína é uma substância natural originária de um arbusto – Eritroxilon-Coca -, que cresce essencialmente na América do Sul, em países como a Colômbia, Peru e Bolívia.

Quem a consome?

Como inibe a timidez - é desinibidora -, facilita as associações de ideias e exalta o espírito, é preferencialmente utilizada por adolescentes de classes sociais mais favorecidas e por "yuppies".

Como é consumida?

É um pó branco normalmente "snifado" pelo nariz com a ajuda de um papel (normalmente uma nota) enrolada em tubo. Em ordem a potenciar o seu efeito pode também ser injectada (“chuto”). O crack (cocaína cristalizada) é normalmente fumado, o que faz com que tenha um efeito mais rápido. Tem este nome porque quando se fuma ouve-se um "crack".

Quanto custa?

40 a 125 euros a grama.

Efeitos

A sensação de bem estar e excitação sentidas pelo consumidor de cocaína estão relacionadas com a libertação no cérebro de grandes quantidades de uma substância chamada dopamina. Tal vai provocar um sentimento de sociabilidade aumentada, com elevada exaltação intelectual, o que faz com que se torne excepcionalmente falador e alegre, em simultâneo com uma redução notável do apetite e do sono.

Em algumas pessoas, com predisposições psicológicas especiais, ela é responsável por crises de ansiedade e mesmo de pânico.

A "ressaca" é sempre só psicológica e está relacionada com sentimentos de tristeza e de depressão insustentáveis. Doses elevadas podem provocar a morte por paragem cardíaca.

O seu efeito surge habitualmente logo após o consumo e pode durar cerca de duas horas. É considerada a droga mais “gulosa” que existe, levando a que o utilizador a consuma até ao último cêntimo, sem intervalos.

Dependência

A Dependência Psicológica da Cocaína é conhecida por ser a maior entre todas as drogas. Em contrapartida, a dependência física é quase nula.

Consequências do Abuso de Cocaína
  • Morte por “overdose”, que resulta de paragem cardíaca e/ou respiratória.
  • O “snifar” regularmente causa muita vezes epistaxis (hemorragias pelo nariz).
  • Muitos que a injectam, são responsáveis pela propagação de doenças infecto-contagiosas, como a Hepatite B e C e SIDA.
  • Quando o consumo se torna mais regular e intenso, pode provocar alterações graves de personalidade, que se podem prolongar por uma vida.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D