05
Set07
Drogas, pais e filhos: combater a toxicodependência
linhatoxicodependencia
Uma vez a toxicodependência instalada, aqui vão 7 “ferramentas” para ajudar a combatê-la:
- Identificar e utilizar valores tais como a saúde, o(a) companheiro(a) ou família, a aparência, a relação com Deus, a inteligência, a posição na comunidade, o auto-respeito, a sua profissão ou os amigos.
- Motivação. A melhor resposta que se pode dar à pergunta: “Quando é que as pessoas mudam?” ainda é: quando quiserem!
O que se pode fazer então é activar o desejo de saída, contrariando a filosofia de algum modo instalada no nosso país de que as drogas vieram para ficar e que não há outra solução senão adaptarmo-nos a elas, fazendo ver ainda que ao contrário do que alguns apregoam, a toxicodependência não é uma doença crónica, recorrente e fatalmente progressiva e que há saída para ela. - Recompensas. Pesar os custos e os benefícios da toxicodependência. As pessoas desistem da droga quando começam a ter mais recompensas por viverem sem ela do que com ela.
- Recursos. Identificar forças e fraquezas, avaliando as reservas que se tem e as que estão faltando para depois as ir buscar!
- Procurar apoio entre as pessoas mais próximas, a começar pela família.
- Procurar amadurecer a identidade pela procura do auto-respeito e de uma vida de novo responsável.
- Procurar alcançar objectivos mais altos, perseguindo e atingindo coisas de valor como, por exemplo, coisas que beneficiem outras pessoas e contribuam para o bem-estar da comunidade. Habitualmente quando alguém deixa de ser egoísta e se foca nas outras pessoas, acaba por desistir do seu comportamento autodestrutivo.